Quais são os tipos de carregamento de celular?

Em Telefone Celular por André M. Coelho

Você pode pensar que carregar seus gadgets é simples – basta conectá-los à noite e desconectar de manhã. Mas na verdade há mais do que isso. Nosso guia o ajudará a carregar seus gadgets com mais eficiência e economizar tempo e dinheiro, entendendo melhor os diferentes tipos de carregamento de smartphones e tablets.

Modelos de porta para o carregador de celular

Existem três tipos dominantes de porta de carregamento:

USB-C

Lightning

MicroUSB.

Estes são os diferentes modelos de portas e cabos para o carregamento de smartphones e tablets.

Leia também

Carregador USB-C

Os conectores dos cabos USB-C têm um design simétrico para que possam ser inseridos de qualquer maneira – não há maneira ‘errada’. Os cabos de raios também têm essa característica de design.

As portas USB-C são comumente chamadas de ‘Carregadores Android’, mas isso está incorreto. Eles são encontrados não apenas na maioria dos dispositivos Android lançados nos últimos dois a três anos, mas também todos os iPad Pro fabricados desde 2018, os consoles Nintendo Switch, muitos novos laptops, os mais recentes fones de ouvido sem fio e bancos de energia.

Carregador Lightning: iPhones, iPads, AirPods e muito mais

As portas Lightning são encontradas em todos os iPhones desde o lançamento do iPhone 5 em 2012. Eles também são encontrados nos estojos de carregamento do AirPods, alguns teclados e ratos sem fio para Macs e alguns fones de ouvido com batidas.

Os cabos lightning são facilmente identificáveis ​​a partir das placas de metal em miniatura visíveis em ambos os lados do conector.

Carregador microUSB: um velho amigo

O microUSB está lentamente sendo eliminado em favor do USB-C. As portas microUSB são encontradas em telefones e tablets Android mais antigos, além de vários outros dispositivos, como leitores de e-books da Amazon Kindle, bancos de energia, fones de ouvido sem fio e tipos mais incomuns de smartphone.

Os cabos microUSB são facilmente identificáveis, pois seus conectores têm uma forma assimétrica de cinco lados, de modo que precisam ser inseridos na direita. Isso contrasta com os cabos Lightning e USB-C, que podem ser inseridos de qualquer maneira, pois seus conectores têm formas simétricas.

Carregamento de celular

Diferentes tipos de carregamento de celular atenderão a diferentes aparelhos e projetos. (Imagem: Buscape)

Conector do carregador do celular

Portanto, se você perder o cabo de carregamento para o seu telefone ou o deixar para trás no seu local de trabalho, poderá fazer o emprestado emprestando um cabo compatível de outro dispositivo até que você possa comprar uma substituição.

Se você acabou de perder o carregador do seu telefone, em vez do cabo de carregamento, provavelmente também pode usar outro que já possui. Todos os plugues de carregamento do smartphone usam portas USB-A ou portas USB-C. O USB-A não é apenas a porta mais difundida encontrada nos plugues de carregamento, é o tipo de conector USB comumente encontrado em computadores e, portanto, amplamente conhecido como USB.

As portas USB-A são o tipo mais comum de porta de carregamento que você encontrará.

As portas USB -C se parecem muito com as portas de raios, mas são distinguíveis pela “lingueta” visível – uma característica comum de todas as portas USB.

Como resultado, a maioria dos cabos de carregamento possui um conector USB-A na extremidade do carregador e um conector microUSB, Lightning ou USB-C na extremidade do dispositivo. Portanto, é natural escolher um plugue de carregamento com uma porta USB-A ao comprar uma substituição ou unidades adicionais, pois cobrará quase tudo.

Mas se o seu telefone, tablet ou computador usar um conector Lightning ou USB-C, há um bom motivo para escolher um carregador que tenha uma porta USB-C-carregamento rápido.

Carregamento rápido do celular

O carregamento rápido normalmente reduz pela metade a quantidade de tempo necessária para recarregar uma bateria plana completamente. Mas tanto o telefone quanto o seu plugue de carregamento precisam apoiá-lo.

O padrão da indústria para carregamento rápido é chamado de entrega de energia USB (USB-PD). Para telefones Android que o suportam, tudo o que você precisa é de um cabo de carregamento com os conectores USB-C nas duas extremidades, bem como um plugue de carregamento com uma porta USB-C.

Procure cabos e carregadores certificados USB-PD, como os modelos Belkin disponíveis nas lojas de varejo da Vodafone no Reino Unido.

Alguns fabricantes de telefones Android vendem alternativas proprietárias ao USB-PD sob uma variedade de nomes de marcas como QuickCharge, SuperCharge, Pump Express e Vooc.

Eles podem oferecer tempos de carregamento ainda mais rápidos, mas os plugues de carregamento necessários não são compatíveis entre si, então você precisa usar o específico para o seu telefone. Todos eles trabalham com USB-PD, então você sempre pode recorrer a isso.

Ao contrário da crença popular, os iPhones também podem obter os benefícios do carregamento rápido. Embora apenas o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max venham com o cabo Lightning-C-C e USB-C de carregador USB e USB-C na caixa, você pode comprá-los separadamente e usá-los com qualquer iPhone que remonta ao iPhone 8.

Os modelos tão antigos quanto o iPhone 6 podem carregar mais rapidamente se você os conectar a um carregador de iPad. Os carregadores com portas USB-A incluídos na caixa com a maioria dos iPhones só podem fornecer 5W (watts) de energia, mas os carregadores incluídos na caixa com iPads podem fornecer 10W ou 12W de energia (dependendo do modelo do iPad).

Portanto, carregar um iPhone com um carregador de iPad diminui drasticamente os tempos de carregamento-quase para os níveis USB-PD com alguns iPhones.

Este é um benefício, se você já possui um carregador de iPad ou deseja comprar um e economizar o custo de um cabo Lightning para USB-C.

Dicas para o carregamento do celular

Enquanto você estiver usando um plugue de carregamento USB-C de um fabricante respeitável, você pode usar com segurança o seu carregador de laptop USB-C para recarregar o telefone. O reverso nem sempre será possível, pois nem todos os plugues de carregamento USB-C e cabos projetados especificamente para telefones suportam as potências mais altas exigidas pelos laptops.

As baterias de íons de lítio em smartphones não gostam de temperaturas muito quentes ou frias. Pesquisadores da Universidade de Michigan recomendam que você evite carregar seu telefone em temperaturas acima de 35 graus Celsius ou abaixo de zero graus Celsius.

As baterias não cobram a uma taxa uniforme, por isso leva mais tempo para que seu telefone atinja 100% do que 50%. Este é um comportamento normal e nada com que se preocupar.

Para maximizar a vida útil da bateria do seu telefone, especialmente se você estiver trabalhando mais em casa e sai menos, considere carregar seu telefone apenas para 80%. Os iPhones executando o iOS 13 ou mais recente têm um recurso opcional chamado carregamento de bateria otimizado. Isso atrasará o seu telefone além de 80% se seus algoritmos acharem que você não estará desconectando e usará o telefone em breve, com base no uso anterior.

Carregamento sem fio do smartphone

O carregamento sem fio envolve descansar o telefone em cima de uma almofada de carregamento conectada à rede elétrica por meio de um cabo. Portanto, não é realmente sem fio e os tempos de carregamento tendem a mim muito mais lentos que o carregamento normal do cabo.

Mas o carregamento sem fio ainda pode ser útil para minimizar a desordem de cabo em torno da sua área de trabalho doméstica. Além disso, descansar um telefone em cima de uma almofada de carregamento é mais fácil do que conectar um cabo a uma porta se você estiver com deficiência visual ou tiver problemas de destreza devido à idade, doença ou condição crônica.

Felizmente, há apenas um padrão dominante para a Tecnologia de carregamento sem fio – Qi. Muitos telefones Android modernos, além de todos os iPhones desde o iPhone 8, suportam o carregamento sem fio Qi.

Alguns smartwatches executando o sistgema do Google também podem ser carregados usando o QI, mas os rastreadores de fitness da Fitbit e o Apple Watch usam seus próprios carregadores sem fio específicos do dispositivo.

Ficou faltando algum tipo de carregamento de celular que não citamos? Compartilhe conosco nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário