Opções de desenvolvedor, como ativar?
Mesmo que você esteja desconfiado sobre como fazer o root em seu telefone Android e instalar uma ROM personalizada, ainda pode experimentar alguns recursos e configurações que não estão ativados por padrão. Cada telefone Android vem equipado com a capacidade de ativar as opções do desenvolvedor, o que permite testar alguns recursos e acessar partes do telefone que geralmente estão bloqueadas. Como você pode esperar, as opções do desenvolvedor estão habilmente escondidas por padrão, mas são fáceis de ativar se você souber onde procurar.
Encontre o modo desenvolvedor do Android
Antes de habilitar as opções de desenvolvedor em seu telefone ou tablet Android, primeiro você precisa encontrar o número da versão do seu telefone. Na maioria dos telefones, você pode simplesmente digitar o número da versão no campo de pesquisa, mas veja como encontrá-lo em alguns dispositivos populares:
Leia também
Dispositivos do Google: Configurações -> Sistema -> Sobre o telefone -> Número da versão
Samsung : Configurações -> Sobre o telefone -> Informações de software -> Número da versão
LG: Configurações -> Sobre o telefone -> Informações do software -> Número da versão
HTC: Configurações -> Sobre -> Informações de software -> Mais -> Número da versão
OnePlus: Configurações -> Sobre o telefone -> Número da versão
Como ativar as opções de desenvolvedor?
Depois de encontrar a tela com seu número de construção, você precisará tocar nela sete sete vezes. Isso mesmo: sete vezes. Depois de alguns toques, você verá um pequeno alerta pop-up informando que “você está agora a X passos de ser um desenvolvedor”, com um número que conta regressivamente a cada toque adicional.
Após o sétimo toque, uma mensagem aparecerá informando que “Agora você é um desenvolvedor!” e as opções do desenvolvedor serão desbloqueadas como uma opção nas configurações. Alguns telefones incluem uma mensagem geral sobre como mexer no seu telefone Android, mas você pode simplesmente tocar em OK.
Embora muitas das opções sejam estritamente para desenvolvedores, incluindo coisas como depuração USB e desbloqueio do bootloader, você também encontrará coisas como codecs de áudio de alta fidelidade, opções de entalhe e uso de CPU entre os alternadores. Experimente por sua própria conta e risco.
Desative o modo desenvolvedor
Embora o Google exigisse uma redefinição de fábrica para livrar seu telefone das opções de desenvolvedor, é mais fácil descartar agora. Na maioria dos telefones Android que executam o Nougat e posterior, você verá um botão liga / desliga na parte superior da tela, o que permitirá que você desative as opções do desenvolvedor. A tela ficará cinza e, assim que você sair, ele terá sumido do seu telefone. Para recuperá-lo, você precisará seguir estas etapas novamente.
O que fazer depois de liberar opções de desenvolvedor no Android?
Depois de ativar as opções de desenvolvedor, você terá diversos recursos novos no seu dispositivo.
Ativar a depuração USB:
Vamos começar com a mais importante de todas as opções no menu Opções do desenvolvedor e é provavelmente a única opção que preocupa todos os usuários do Android. Habilitar a Depuração USB em seu dispositivo permite que seu dispositivo se comunique pela porta USB em seu PC através do Android Debug Bridge (ADB), que é um pacote de software usado para fazer operações avançadas em seu dispositivo a partir do PC usando comandos ADB.
Depois de ativar a depuração USB em seu dispositivo, você pode fazer o root em seu dispositivo, desbloquear o bootloader, fazer backups e relatórios de bugs, instalar aplicativos quando você não pode acessar seu dispositivo por causa de falhas de SystemUI e a lista continua. Esta pequena opção permitirá aos usuários fazer backups do dispositivo para contornar a segurança do Android Lockscreen, tudo ao alcance de alguns comandos. No entanto, recomendamos habilitá-lo sob demanda porque seu dispositivo pode ser vulnerável e sujeito a ataques de backdoor quando conectado a um PC bloqueado.
Senha de backup da área de trabalho:
Como já mencionamos, você pode fazer backups do dispositivo usando comandos ADB, esta opção força a habilitação de uma senha nesses arquivos de backup. Assim, você terá backups criptografados em mãos e precisará inserir a senha sempre que quiser restaurar os backups. É melhor ter uma camada de segurança para seus backups, mas nem pense em esquecer sua senha, caso contrário, você terá para dizer adeus aos seus arquivos de backup.
Obter relatório de bugs:
Como o próprio nome revela, esta opção permite que você colete um relatório de bug do seu dispositivo. Com apenas um toque nesta opção, o sistema irá coletar arquivos de log de diferentes seções do seu dispositivo e os empacotar para enviar a qualquer pessoa na forma de um e-mail. Demora um ou dois minutos até que apareça uma notificação de que o relatório está pronto, então seja paciente e não toque na opção repetidamente, pois isso atrasará ainda mais o processo. Esta opção é muito útil para testar ROMs e Kernels personalizados e enviar esses logs aos desenvolvedores para depuração.
Ficar acordado:
Esta opção é tão simples quanto parece, ela forçará sua tela a permanecer LIGADA sempre que você conectar seu dispositivo a uma porta de carregamento. É uma ótima maneira de garantir que a atualização do firmware esteja em andamento quando você estiver gravando imagens no dispositivo. No entanto, use-o sob demanda, pois a tela ficará LIGADA mesmo quando você conectá-lo a um carregador de parede.
Selecione o tempo de execução:
Esta opção é apenas para usuários do KitKat, já que o Google mudou para ART por padrão a partir do Android Lollipop. Os usuários do KitKat podem testar o tempo de execução ART mais recente usando esta opção para alternar entre o tempo de execução ART e Dalvik. Esta opção é experimental e pode desestabilizar seu dispositivo, então volte para a Dalvik se você estiver enfrentando problemas com ART.
Ativar Bluetooth HCI Snoop Log:
Um analista de segurança de rede frequentemente precisa capturar e analisar pacotes Bluetooth HCI (Host Controller Interface) para auditar o que está acontecendo com o software final da conexão Bluetooth. Esta opção fornecerá informações úteis sem a necessidade de um dispositivo de detecção. O log será colocado no armazenamento do dispositivo (SDcard / btsnoop_hci.log), que pode ser recuperado para analisá-lo com software como o Wireshark. Então, você pode dizer com justiça que esta é uma opção de nível profissional.
Estatísticas do processo:
As estatísticas do processo trazem todos os detalhes sobre a execução do processo sob o mesmo teto e continua operando mesmo com as opções do desenvolvedor desativadas. Para um leigo, são apenas algumas estatísticas aleatórias, mas para o desenvolvedor de aplicativos, é uma varinha mágica para fazer as coisas de uma forma mais simples.
Revogar autorizações de depuração USB:
Ao usar um PC para depurar seu dispositivo via USB pela primeira vez, você deve autorizar as conexões usando a impressão digital da chave RSA. Ao tocar nesta opção, todas essas autorizações serão revogadas e você terá que autorizar novamente a conexão para a próxima depuração em um PC.
Permitir locais fictícios:
Isso pode ser algo interessante para usuários novatos, pois eles podem escrever as informações de localização manualmente em seus dispositivos, o que faz os serviços pensarem que você está localizado em outro lugar onde na verdade não está. Para um aplicativo que usa informações de localização, esta opção pode ser muito útil para depuração.
Selecione o aplicativo de depuração:
Esta opção permite que você escolha um aplicativo para depurar e, como você pode ver, também é uma opção profissional apenas para desenvolvedores. Portanto, você pode querer voltar atrás nessa opção, a menos que esteja planejando entrar no desenvolvimento de aplicativos. Para desenvolvedores, esta opção permitirá que eles se certifiquem de que seus aplicativos sejam executados conforme o esperado.
Aguarde o depurador:
A menos e até que você tenha escolhido um aplicativo de depuração, esta opção ficará esmaecida. Esta opção impede que o aplicativo selecionado seja executado até que o depurador seja anexado a ele. Se você não entendeu o que isso significa, provavelmente não precisa se preocupar com isso.
Verificar aplicativos por USB:
Os usuários do Android podem instalar aplicativos via USB usando os comandos ADB, uma vez que a depuração USB esteja habilitada. Como o carregamento lateral de aplicativos usando comandos ADB é um recurso do desenvolvedor, o Google não verifica os pacotes em busca de conteúdo malicioso por padrão. Quando essa opção é ativada, o Google verifica o aplicativo sempre que você tenta instalar usando os comandos ADB. Recomendamos habilitar essa opção, pois isso acrescentaria mais segurança à conexão ADB.
Mostrar toques:
Esta opção irá habilitar uma indicação visível na tela quando e onde um toque for registrado. Você pode usar esta opção sempre que estiver usando um aplicativo Screen Cast para gravar a tela ou usando um aplicativo espelho para projetar sua tela ao vivo em seu PC.
Localização do ponteiro:
Ativar esta opção irá sobrepor um gráfico em sua tela com a barra de informações contendo as coordenadas do toque registrado. Portanto, sempre que você tocar ou deslizar na tela, poderá ver os arcos visuais do local dos toques. Para leigos, ele permitirá que você detecte locais onde o é insensível ou não está funcionando, mas para desenvolvedores fornecerá informações sobre o mapeamento da tela de toque.
Mostrar atualizações de superfície:
Nunca se atreva a habilitar esta opção, pois isso vai incomodá-lo como o inferno e não temos ideia do porquê esta opção está disponível no menu de desenvolvedores, por favor, esclareça-nos sobre este aspecto. Em alguns dispositivos, habilitar esta opção fará com que as bordas da tela pisquem, mas em alguns dispositivos isso trará uma chuva de luzes de flash, o que é realmente irritante.
Mostrar limites de layout:
Ativar esta opção marcará as bordas de todos os elementos da IU na tela, fornecendo uma espécie de planta dos elementos na tela. Esta opção pode ajudar os desenvolvedores a ter uma ideia da área de cada elemento onde eles responderão às entradas de toque. Bem, esta opção também não é útil para usuários normais.
Forçar direção do layout RTL:
Força a orientação da tela da direita para a esquerda para suporte ao idioma RTL. Você pode habilitar essa opção por um tempo e desligá-la rapidamente, a menos que esteja acostumado com o formato RTL.
Escala de animação da janela:
Permite definir a velocidade das animações da janela. Quanto menor o valor da escala, menor é o tempo alocado para aquela animação em particular e, portanto, a animação será mais rápida.
Escala de animação de transição:
É o mesmo que a escala de animação da janela, mas para as transições entre dois aplicativos ou janelas no sistema. Semelhante ao anterior, o valor mais baixo é mais rápido. Portanto, você deve definir o valor mais baixo possível para transições rápidas do sistema.
Simular monitores secundários:
Ativa um monitor secundário ao lado do seu monitor principal para que os desenvolvedores possam testar em diferentes tamanhos de tela sem a necessidade de comprar dispositivos diferentes.
Forçar renderização de GPU:
Isso força os aplicativos a usarem renderização 2D de hardware usando a GPU em vez de usar as bibliotecas do sistema para renderização. Em alguns casos, essa opção funciona perfeitamente, mas às vezes você se arrependerá depois de habilitar a opção e enfrentará grave instabilidade.
Mostrar atualizações de visualização da GPU:
Habilitar esta configuração mostrará uma sobreposição vermelha na tela sempre que a GPU for usada para uma visualização. Novamente, não para usuários normais.
Mostrar atualizações de camada de hardware
Ativar essa opção mostrará as atualizações nas camadas de hardware renderizadas pela GPU em uma luz verde durante o quadro para a atualização ocorrer. Os desenvolvedores podem otimizar o desempenho do aplicativo garantindo que as atualizações da camada de hardware não sejam anormais.
Depurar overdraw da GPU:
O overdraw acontece quando um aplicativo pede ao sistema para desenhar algo em cima de outro elemento. Habilitar essas opções permitirá ao desenvolvedor saber quando e onde a sobreposição está acontecendo para que ele possa julgar se há algum problema para o desempenho.
Forçar 4x MSAA:
MSAA se refere a Multi-Sample Anti-Aliasing, que é um fator responsável por uma melhor reprodução gráfica na tela, portanto, forçar 4x MSAA faria as coisas parecerem melhores na tela, mas o desempenho pode degradar proporcionalmente.
Mostrar uso da CPU:
Esta é outra opção que irá incomodá-lo após a ativação, pois sobrepõe as informações de uso da CPU no canto superior direito da tela. No entanto, é uma opção muito útil para os desenvolvedores verificarem como a CPU é usada por vários processos no sistema.
Renderização de GPU de perfil:
Esta opção pode ser habilitada em dois modos, um exibe um gráfico na tela enquanto o outro o despeja em um arquivo via ADB. O gráfico é uma representação visual de como a GPU está funcionando nos bastidores.
Ativar rastreios OpenGL:
Habilitar esta opção irá procurar por erros de OpenGL e os despejar em um arquivo de log que você escolheu na inicialização. Esta é mais uma opção que será inútil para a maioria dos usuários.
Não manter atividades:
Você já deve ter ouvido falar dessa opção antes, pois a maioria das pessoas acredita que ativá-la melhorará o desempenho do dispositivo, mas temos sérias dúvidas disso. Se você ativar esta opção, forçará o fechamento de todos os aplicativos em segundo plano, de modo que a experiência do usuário será severamente afetada. Melhor não habilitá-lo, pois há muitas outras maneiras de melhorar o desempenho do dispositivo.
Limite de processo em segundo plano:
Isso permitirá que você defina quantos processos podem ser executados em segundo plano simultaneamente. Semelhante à opção acima, é melhor não usá-la, pois isso irá interferir na funcionalidade normal do sistema Android.
Mostrar todos os ANRs
Habilitar esta opção fará com que todos os processos apareçam na caixa de diálogo App sem resposta sempre que um processo for interrompido. Ele nem poupará o processo em segundo plano que o usuário não iniciou, então ative-o apenas para depurar a compatibilidade do seu aplicativo com os módulos existentes.
Claramente, você pode ver que a maioria das opções não é para ser alterada, poucas são divertidas de usar e muito poucas realmente significam algo para usuários normais. No entanto, é sempre bom saber sobre algo novo que pode vir a seu serviço algum dia.
Temos certeza de que cobrimos a maioria das opções no menu de desenvolvedores, por favor, esclareça-nos com quaisquer informações adicionais a serem adicionadas ou quaisquer erros nos comentários abaixo.
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
10 dicas sobre como manter seu smartphone como novo
Bloqueador de tela: como escolher? Quais apps usar?
Como ver as senhas de Wi-Fi salvas?
Como desligar o armazenamento USB?