Miracast: O sucessor do padrão DLNA!

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Miracast é uma conexão ponto-a-ponto, uma versão melhorada do Wi-Fi Direct, que permite que haja transferência de áudio e de vídeo entre dois dispositivos sem a necessidade de estar perto de um ponto de acesso Wi-Fi, sem o uso de um roteador, ou a integração dentro de casa completa ou escritório em rede.

Como funciona o Miracast?

Como resultado de sua operação ponto-a-ponto, transferência de sinal de vídeo e áudio via Miracast não é afetada pelo tráfego de rede lotado ou outros problemas de conectividade de rede. Se você tem tanto uma fonte Miracast habilitada e dispositivo de destino ou tela, está tudo pronto para ir. O protocolo Miracast permite a transferência de ambos os conteúdos de áudio e vídeo, e tem suporte para H.264 (vídeo de alta resolução. Além disso, proporciona segurança Miracast WPA2, o que garante que seus dados não serão acessados por pessoas má intencionadas.

Leia também

Miracast está em processo de serem implementados em uma série de dispositivos, incluindo televisores, projetores de vídeo, Blu-ray Disc, receptores de home theater, receptores de cabo/satélite, smartphones, tablets, computadores portáteis e muito mais.

Onde encontrar produtos certificados com o Miracast?

A partir de 2013, está sendo incorporado em alguns leitores de discos Blu-ray da LG e Blu-ray Disc e players de mídia da Panasonic, bem como algumas TVs da LG. Além destes produtos, temos também smartphones e tablets, como o Nexus 7, que são capazes de utilizar esta tecnologia. Com isso, fica bem mais fácil compartilhar conteúdo com telas maiores e reprodutores de mídia para todos os seus amigos e familiares através de fontes pequenas.

Qual a diferença entre o Miracast e o DLNA?

A maior diferença entre o Miracast e o DLNA é a não necessidade de um ponto de acesso, ou seja, você não precisa estar conectado a uma rede ou roteador para poder compartilhar a mídia com uma fonte que reproduz o Miracast.

Miracast para praticidade

Praticidade é o que o Miracast quer trazer de uma forma que o DLNA infelizmente não foi capaz. (Foto: blog.broadcom.com)

Como saber se meu dispositivo é certificado para o Miracast?

Existe uma lista tanto de reprodutores, ou seja, aparelhos alvo para a reprodução de Mídia pelo Miracast, quanto para aparelhos fonte de mídia no site oficial da Wi-Fi Alliance sobre o Miracast.

Por que usar o Miracast?

Como Miracast torna-se disponível nos produtos mais portáteis, os usuários vão achar mais conveniente para transferir áudio e vídeo entre os dispositivos, tais como enviar o conteúdo de vídeo a partir de um smartphone ou tablet para uma TV ou transferir conteúdo que está sendo visto em uma TV a partir de um caixa streamer por cabo/satélite/mídia para um tablet para visualização portátil. Além disso, se você tiver um laptop ou tablet e um projetor de vídeo que são habilitados para o Miracast, você pode facilmente transferir um negócio ou uma apresentação em sala de aula a partir do laptop ou mesa para o projetor de vídeo para exibição em tela grande.

Como usar o Miracast?

Para usar Miracast, primeiro você tem que ativá-lo em ambas as fontes e o dispositivo de destino de acordo com a interface do menu nos dois dispositivos. Você, então, “diz” para o seu dispositivo pesquisar pelo outro dispositivo Miracast e então, uma vez que seu dispositivo de origem encontra o outro e os dois dispositivos se reconhecem, você iniciará um processo de emparelhamento e sincronização.

Você saberá que tudo está funcionando corretamente, quando você vê e/ou ouvir o seu conteúdo, tanto na fonte quanto no dispositivo de destino. Depois, você pode acessar os recursos adicionais, tais como a transferência ou enviar o conteúdo entre os dois dispositivos se esses recursos estiverem disponíveis para você. Outro aspecto a salientar é que você só precisa emparelhar os dispositivos de uma vez. Se você voltar mais tarde, os dois dispositivos devem reconhecer automaticamente o outro.

Possíveis exemplos de uso

Eu tenho um vídeo no meu tablet Android que eu gostaria de assistir na minha TV, para que eu possa compartilhá-lo com toda a família. Como a minha TV e tablet são ambos habilitados para o Miracast, eu sento no sofá, emparelho o tablet com a TV, e envio o vídeo sem fio do tablet para a TV.

Quando terminamos de assistir o vídeo, eu apenas desligo o vídeo onde ele está salvo, e enquanto o resto da família assiste a um programa de TV que estava no seu aparelho, entro no meu escritório em casa e uso o tablet para acessar algumas anotações para o trabalho. E isso é outra coisa legal do Miracast: ao mesmo tempo em que você está fazendo uma tarefa no seu tablet ou smartphone, ele pode estar enviando uma imagem para um dispositivo reprodutor e assim, pode ficar livre para outros usos.

Simples dessa forma, prático e bem útil. Não significa que você deva comprar já um produto com Miracast. Mas vale a pena ficar de olho nesta certificação e procurá-la para seus próximos aparelhos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

5 comentários para: “Miracast: O sucessor do padrão DLNA!”

  • Luiz Carlos

    Legal gostei muito e muito explicativo e genial meus parabéns forte abraço…

    Responder
  • Cristiano Tortorelli

    Muito explicativo, valeu. Minha dúvida é se tem miracast no ipad

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Provavelmente não, Cristiano. A Apple geralmente só permite o uso do Airplay.

      Responder
  • Luis Pombo

    Esta tudo ligado e a trabalhar bem mas quando comeco a passar um filme fica muito lento na tv o que pode ser obrigado

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Pode ser que você esteja baixando algo em um computador e isso está prejudicando a velocidade de transmissão.

      Responder

Deixe um comentário