Micro SIM x Nano SIM: Qual a diferença? Devo cortar?
O cartão SIM é responsável por intermediar sua comunicação com uma operadora de telefonia. Em qualquer lugar do mundo, um celular vai precisar de um cartão SIM para poder acessar uma rede de dados móveis de uma operadora de telefonia.
Só que para conseguir construir diferentes tamanhos de smartphones, adaptar novas tecnologias, reduzir o tamanho dos aparelhos, as fabricantes desenvolveram novos tamanhos para os cartões SIM: o micro e o nano. Mas vamos entender um pouco esses diferentes tamanhos de SIM e como adaptar cada um deles para seu dispositivo.
Leia também
Cartão SIM de tamanho normal
Um cartão SIM de tamanho normal mede 85.6 mm por 53.98 mm. Quem tem um cartão SIM menor pode usar adaptadores, que “transformam” os cartões SIM menores em um cartão SIM de tamanho normal. Em funcionalidade, todos são idênticos. O cartão SIM de tamanho normal pode ser tradicionalmente cortado para o tamanho de um Nano SIM ou Micro SIM, com cuidado, mas nós não nos responsabilizamos pelos resultados que você obter.
Cartão micro SIM
A maioria dos smartphones mais recentes usa esse tipo de cartão SIM, medindo 15 mm por 12 mm. Isso economiza bastante espaço no smartphone, possibilitando reduzir o tamanho dos componentes, e criando um aparelho muito melhor, que pode ter menos peso, ser mais fino, ter um design melhor, etc.
Cartão nano SIM
Com as medidas de 12.3 mm por 8.8 mm, o nano SIM é ainda menor do que o micro SIM, e ainda um pouco mais fino. Essas medidas possibilitaram criar aparelhos ainda menores e com um design ainda mais moderno, mais leves.
Cortar SIM para Micro SIM ou para nano SIM
Com adaptadores, qualquer SIM menor pode ser usado como um SIM maior. O contrário já não é possível, e são duas opções para você recortar o cartão SIM para micro ou nano SIM ou cortar o cartão micro para nano SIM.
Use um gabarito: imprima um gabarito, em papel, um gabarito de recorte do modelo SIM que você tem (SIM ou micro). Use uma régua para fazer os recortes corretamente, e um estilete muito bem afiado.
Use um aparelho de corte de SIM e micro SIM: existem pequenos aparelhos vendidos bem barato que cortam o cartão SIM facilmente. Vale dar uma verificada.
Trocar na operadora: na dúvida ou na insegurança, vale mesmo é ir na operadora e pagar um valor pelo chip novo ou pedir a troca para o chip do seu modelo de celular, o que pode ser feito gratuitamente ou mediante o pagamento do valor de um novo chip (que não é tão caro assim).
Ficou ainda alguma dúvida? Deixe nos comentários e iremos responder às suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
SIM inválido, como resolver?
Como cadastrar chip pela internet?
Toolkit do SIM, como desativar?
Meu celular não encontra rede, o que fazer?