Meu chip está sem serviço, o que fazer?
Felizmente – ou talvez não – o bug “sem serviço” é um problema bastante comum com dispositivos Android em todas as marcas e operadoras. A vantagem é que, sendo um problema bem conhecido, as respostas se tornaram muito fáceis de serem encontradas caso isso aconteça. Para qualquer pessoa cujo aparelho Android tenha testado seu serviço, não se preocupe – a resposta não está muito além.
Meu chip está sem serviço? Reinicie o aparelho!
Na maioria das vezes, o usuário simplesmente precisa reiniciar o dispositivo ou ligar e desligar o Modo Avião novamente. No entanto, às vezes é necessário registrar novamente o aparelho e colocá-lo de volta nos trilhos com a operadora.
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Sempre que surge um problema com um smartphone Android, a primeira e mais simples etapa é começar de novo. Para fazer isso, mantenha pressionado o botão liga / desliga até que apareça um prompt para reiniciar o telefone, selecione-o e espere enquanto o dispositivo cuida do resto.
Isso limpará a RAM do dispositivo e permitirá que o sistema operacional reinicie em uma nova página. Na maioria das vezes, isso corrigirá qualquer problema encontrado em seu dispositivo.
Meu chip não da sinal, faça um ciclo no celular
Se reiniciar o dispositivo não funcionar, outra solução comum para o bug sem serviço é deslizar de cima para baixo na tela do telefone para abrir a aba de notificações e selecionar Modo avião na barra de ações rápidas na parte superior. Uma vez selecionado, pode haver um prompt confirmando a seleção – pressione OK e espere alguns segundos, então volte para a barra de ação novamente e desligue o Modo Avião mais uma vez.
O que isso faz é desconectar o telefone da torre de celular e, em seguida, reconectá-lo. Quando esse método corrige o problema, normalmente é porque o telefone não conseguiu pular com sucesso do sinal de uma torre para outra, resultando em um rádio celular que está ligado, mas efetivamente se comportando como se estivesse desligado. Este problema é frequentemente encontrado ao dirigir pela cidade ou por áreas onde não há sinal.
Selecionar manualmente operadora
Às vezes, o telefone precisa ser direcionado manualmente para localizar sua operadora de rede. É como procurar uma conexão Wi-Fi e selecioná-la manualmente quando o telefone tem dificuldade para fazer isso automaticamente. Experimente o seguinte:
Abrir configurações
Selecione a opção Redes móveis
Selecione Operadoras de rede e aguarde enquanto ele verifica a área em busca de conexões de celular
Selecione a operadora de rede relevante na lista
Verifique se corrigiu o problema
Verifique o cartão SIM
Não importa a operadora, as chances são grandes de que um smartphone empregue um cartão SIM, que o usuário pode acessar abrindo a tampa traseira do telefone e localizando o que parece ser um cartão microSD inserido em um slot próximo à bateria.
Se houver um cartão SIM no aparelho, desligue o telefone e remova-o com cuidado. Inspecione para ver se há sinais de danos. Se tudo estiver certo, certifique-se de reinseri-lo bem no slot. Às vezes, o cartão também pode ser desalojado por impactos como a queda do telefone.
Modo de discagem de serviço
Às vezes, o rádio celular acaba desativado. Isso não é algo que se possa reativar normalmente nas configurações, então tente o seguinte:
Abra o discador
Digite *#*#4636#*#* e chame-o para entrar no modo de serviço
Localize e selecione Informações do telefone ou Informações do dispositivo
Selecione Executar teste de ping
Depois, verifique os dados do rádio na parte inferior da tela e habilite o rádio se estiver desligado
Reinicie o telefone
Verifique os APKs carregados em sideload e ROMs personalizados
Ocasionalmente, um aplicativo instalado no dispositivo pode ter acesso administrativo para lidar com trocas de hardware e software que podem afetar adversamente a conexão do telefone com as torres. Além disso, ROMs personalizados podem não funcionar bem com o rádio celular, o que pode ser resolvido reiniciando o telefone no menu de inicialização e selecionando Redefinição de fábrica para atualizar a ROM originalmente pretendida de volta na partição de trabalho do telefone. O menu de inicialização geralmente pode ser acessado enquanto o dispositivo está desligado, mantendo o botão liga / desliga com a tecla para diminuir o volume juntos até que um menu seja exibido.
Verifique se há IMEI/ESN void ou corrompido
Às vezes, o ESN/IMEI pode apresentar problemas. É complicado explicar por quê, mas consertá-lo é relativamente simples.
Abra o discador e digite (*#06#) para ver o ENS ou IMEI.
Se o ESN/IMEI for lido como nulo, ele pode estar corrompido, o que exigirá reconfiguração para corrigir.
Se o ESN/IMEI estiver bom, abra o discador novamente e digite (*#*#197328640#*#*) ou (*#197328640 #) para iniciar o Modo de comando
Selecione a opção Comum e depois a Opção 1 para Modo de Teste de Campo (FTM)
Se o FTM relatar como LIGADO, então ele precisará ser DESLIGADO – pressione a tecla menu antes de sair da tela de Comando e siga as próximas etapas para desativá-lo
Retorne para a entrada principal e agora selecione a Opção 2 para desativar FTM
Remova o cartão SIM e a bateria do dispositivo, aguarde dois minutos e reinsira apenas a bateria
Ligue o telefone novamente e abra o discador mais uma vez para digitar (*#197328640#) desta vez
Selecione Debug, Phone Control, Nas Control, RRC e depois RRC Revision, que irá corrigir o problema de ESN/IMEI void
Selecione a opção 5
Desligue o telefone e reinsira o cartão SIM finalmente, em seguida, ligue-o novamente e veja se está tudo bem
Descarga estática do cartão SIM
Esta é uma solução excêntrica que funciona garantindo que o sistema esteja 100% livre de todos os dados e de qualquer interferência elétrica. Comece entrando em Rede móvel (localizado em Configurações) e mantendo pressionadas as teclas liga / desliga e home simultaneamente para desligar o sistema. Remova a bateria lentamente (é um assunto elétrico) e pressione os botões liga / desliga e home cerca de 20 a 30 vezes cada. Depois disso, mantenha os dois botões pressionados por cerca de dois minutos para expulsar completamente toda a energia elétrica latente dentro do dispositivo.
Agora, reinsira a bateria e ligue o dispositivo novamente com o cartão SIM ainda inserido. Mantenha a caixa da bateria desligada enquanto faz isso, porque a próxima etapa é remover lentamente e reinserir o cartão SIM três vezes enquanto o dispositivo está ligado. O telefone fornecerá a confirmação e solicitará que o usuário o reinicie. Depois que tudo estiver funcionando novamente, o dispositivo deve ter o serviço novamente. Pular para o topo
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Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
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