Meu celular não encontra rede, o que fazer?
O bug “sem rede” é um problema bastante comum nos dispositivos Android em todas as marcas e operadoras. O lado positivo é que, sendo um problema bem conhecido, as respostas se tornaram muito fáceis de encontrar no caso de surgir alguma vez. Para qualquer pessoa cujo aparelho Android não tenha serviço, não se preocupe pois a solução é simples.
Se seu celular não acha rede, tente reiniciar
Sempre que surgir um problema com um smartphone Android, o primeiro e mais simples passo é apenas começar de novo. Para fazer isso, mantenha pressionado o botão liga / desliga até que um prompt apareça para reiniciar o telefone, selecione-o e aguarde enquanto o dispositivo lida com o restante.
Leia também
Isso limpará a RAM do dispositivo e permitirá que o sistema operacional seja reiniciado em uma página nova. Na maioria das vezes, isso corrige os problemas encontrados no dispositivo.
Meu celular não pega rede, então faça um ciclo nele
Se a reinicialização do dispositivo não funcionar, outra solução comum para o erro sem rede é deslizar para baixo na parte superior da tela do telefone para abrir a aba de notificações e selecionar Modo Avião na barra de ações rápidas. Uma vez selecionado, pode haver um prompt confirmando a seleção – pressione OK e aguarde alguns segundos, depois volte para a barra de ação e desative o Modo Avião novamente.
O que isso faz é desconectar o telefone da torre de celular e reconectá-lo novamente. Quando esse método corrige o problema, normalmente ocorre porque o telefone não conseguiu saltar com êxito do sinal de uma torre para outra, resultando em um rádio celular ativado, mas que se comporta efetivamente como se estivesse desligado. Esse problema é frequentemente encontrado ao dirigir pela cidade ou por áreas onde não há sinal.
Celular sem rede, então escolha manualmente uma
Às vezes, o telefone precisa ser direcionado manualmente para localizar sua operadora de rede. É muito parecido com procurar uma conexão e selecioná-la manualmente quando o telefone tenta fazê-lo automaticamente. Tente o seguinte:
- Abrir configurações
- Selecionar a opção Redes móveis
- Selecionar Operadores de rede e aguarde enquanto verifica a área em busca de conexões celulares
- Selecionar o operador de rede relevante na lista
- Verificar se o problema foi corrigido
Verificar o cartão SIM do celular
Não importa a operadora, há boas chances de um smartphone empregar um cartão SIM, que o usuário pode acessar abrindo a tampa traseira do telefone e localizando o que parece um cartão microSD inserido em um slot próximo à bateria.
Se houver um cartão SIM no aparelho, desligue o telefone e remova-o com cuidado. Inspecione-o quanto a sinais de danos. Se tudo parecer bom, reinsira-o firmemente no slot. Às vezes, o cartão também é deslocado devido a impactos como queda do telefone.
Disque para o modo de serviço
Às vezes, o rádio celular acaba desativado. Isso não é algo que normalmente se pode reativar dentro das configurações, então tente o seguinte:
- Abra o discador
- Digite * # * # 4636 # * # * e ligue para entrar no Modo de Serviço
- Localize e selecione Informações do telefone ou Informações do dispositivo
- Selecione Executar teste de ping
- Depois, verifique os dados do rádio na parte inferior da tela e ative o rádio se estiver desligado
- Reinicie o telefone
Verifique APKs sideloaded e ROMs personalizadas
Ocasionalmente, um aplicativo que foi instalado no dispositivo pode ter acesso administrativo para lidar com comutadores de hardware e software que podem afetar adversamente a conexão do telefone às torres. Além disso, as ROMs personalizadas podem não funcionar bem com o rádio celular, o que pode ser resolvido reiniciando o telefone no menu de inicialização e selecionando Redefinição de fábrica para atualizar a ROM originalmente pretendida de volta à partição de trabalho do telefone. O menu de inicialização geralmente pode ser acessado enquanto o dispositivo está desligado, mantendo pressionado o botão liga / desliga com a tecla de diminuir volume até que um menu seja exibido.
Verifique se há ESN nulo ou corrompido
Às vezes, o ESN pode ser desalojado ou anulado. É uma questão complicada de explicar o porquê, mas corrigi-la é uma questão relativamente simples.
Abra o discador e digite (* # 06 #) para ver o ESN
Se o ESN ler como nulo, poderá estar corrompido, o que exigirá reconfiguração para corrigir
Se o ESN parecer bom, abra o discador novamente e digite (* # * # 197328640 # * # *) ou (* # 197328640 #) para iniciar o Modo de Comando
Selecione a opção Comum e, em seguida, Opção 1 para Modo de teste de campo (FTM)
Se o FTM reportar como LIGADO, será necessário DESLIGAR – pressione a tecla Menu antes de sair da tela de Comando e siga as próximas etapas para desativá-lo.
Retorne à entrada de chave e agora selecione a Opção 2 para desativar o FTM
Remova o cartão SIM e a bateria do dispositivo, aguarde dois minutos e reinsira a bateria apenas
Ligue o telefone novamente e abra o discador mais uma vez para inserir (* # 197328640 #) desta vez
Selecione Depuração, Controle do telefone, Controle Nas, RRC e, em seguida, Revisão RRC, que corrigirá o problema nulo do ESN
Selecione a opção 5
Desligue o telefone e reinsira o cartão SIM finalmente, ligue-o novamente e verifique se está tudo bem
Descarga estática do cartão SIM
Aqui está uma solução ímpar que funciona garantindo que o sistema esteja 100% limpo de todos os dados e qualquer interferência elétrica. Comece acessando a Rede móvel (localizada em Configurações) e mantendo pressionadas as teclas liga / desliga e home simultaneamente para desligar o sistema.
Remova a bateria lentamente (é uma questão elétrica) e pressione os botões liga / desliga e home cerca de 20 a 30 vezes cada. Depois disso, mantenha os dois botões pressionados por cerca de dois minutos para expulsar completamente toda a energia elétrica latente dentro do dispositivo.
Agora, reinsira a bateria e ligue o dispositivo novamente com o cartão SIM ainda inserido. Mantenha o compartimento da bateria desligado enquanto faz isso, pois o próximo passo é remover e reinserir lentamente o cartão SIM três vezes enquanto o dispositivo estiver ligado. O telefone fornecerá confirmação e solicitará que o usuário o reinicie. Quando tudo voltar a funcionar, o dispositivo deverá ter serviço novamente. Ir para o topo
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e irei responder!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Meu chip está sem serviço, o que fazer?
O que é chip não aprovisionado?
Como configurar o meu aparelho?
Como ativar cartão de memória no celular?