Como saber se o 4G do meu celular funcionará no Brasil?
O termo 4G refere-se a quarta geração da tecnologia de rede de telefonia celular, sucedendo o padrão anterior de terceira geração, o 3G. É comumente usado como um termo de marketing por prestadores de serviços de rede de telefonia celular para descrever próximas melhorias para a rede celular existente.
Padrão Oficial
Em outubro de 2010, o órgão de Normalização das Telecomunicações da União Internacional de Telecomunicações, estabeleceu o padrão para a tecnologia 4G. De acordo com a ITU, a rede 4G deve ser capaz de entregar uma velocidade de download máxima de 100 megabits por segundo (Mbps) para aplicações altamente móveis, como telefones celulares e tablets, e ser capaz de atingir até 1 gigabit por segundo (Gbps), em um ambiente de acesso wireless local.
Leia também
Características projetadas e Uso
Redes 4G serão mais rápidas do que as redes 3G atuais, que têm uma velocidade de download superior de 1 Mbps em condições ideais de rede. Uma característica-chave de uma rede 4G é uma transferência de dados sem costura enquanto um dispositivo se move de uma rede para outra, eliminando ligações e pacotes interrompidos durante downloads. Isso permitirá que aplicações expandidas, como assistir TV de alta definição a partir de um dispositivo móvel, além de atualizações em tempo real do sistema de navegação.
Marketing e reais candidatos à tecnologia 4G
O termo 4G tem sido usado principalmente como um termo de marketing, com duas tecnologias na vanguarda: Worldwide Interoperability for Microwave Access (WiMAX) e 3GPP Long Term Evolution (LTE). A UIT considera as tecnologias 3GPP LTE e WiMAX como candidatos ao 4G.
High Speed Packet Access (HSPA +) é outra tecnologia que é comumente comercializada como 4G. Embora considerada um predecessor 4G, a ITU não considera HSPA + como um candidato para 4G.
O 4G no Brasil
Para utilizar uma tecnologia sem fio em um país, é necessária que uma certa frequência de ondas esteja disponível. Quanto menor a frequência, menor é a quantidade de antenas necessárias para propagar o sinal.
No Brasil, a frequência do 4G irá funcionar na banda entre 2.500 MHz a 2.690 MHz. No futuro, a faixa de 700 MHz, atualmente destinada à TV analógica, provavelmente também será usada pelas redes 4G. E a tecnologia a ser usada aqui será o LTE.
Como saber se o 4G do meu celular funcionará no Brasil?
Já existe uma infinidade de aparelhos no mercado com acesso às redes 4G LTE. Para que um dispositivo tenha acesso à rede 4G, o chip LTE tem que ser capaz de acessar a frequência disponível no Brasil, que é de 2.500 MHz. No site GSMArena é possível verificar as frequências de acesso de alguns aparelhos, de acordo com o modelo.
O mais recomendado é que você busque comprar aparelhos no Brasil, homologados pela Anatel, que obrigatoriamente tem o 4G LTE com acesso à frequência disponível no Brasil.
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
As últimas tendências em tecnologia de smartphones
Conheça o Galaxy Express 4G
Vale mesmo a pena comprar celular nos EUA?
O que é 2G! Qual a diferença do 3G?