Como limpar a tela do celular ou tablet? Produto e película!
A limpeza de tela de um smartphone ou tablet é simples. O que é preciso entender não é exatamente o que deve ser feito durante a limpeza, mas o que não deve ser feito e que pode danificar o seu dispositivo, tais como usar produtos químicos na limpeza da tela. Vamos entender e procurar as melhores soluções, produtos, e limpeza para as telas e películas desses dispositivos.
Produtos para limpar tela de celular: o que não usar?
Leia também
- Celular com mancha na tela, o que fazer?
- Para quem a tela maior de um smartphone realmente faz a diferença?
Antes de sair comprando um kit milagroso de limpeza de telas de celulares, cabe dizer coisas que não devem ser feitas por quem quer limpar a tela de um tablet ou smartphone sem danificá-la.
Produtos químicos não devem ser utilizados. A única combinação aceita é uma combinação de uma parte de água para uma parte de vinagre e mesmo assim, essa combinação é questionável. Existem soluções recomendadas pelas fabricantes de dispositivos eletrônicos que podem ser usadas com segurança, mas nada substitui a boa e velha água filtrada (porque filtra partículas que poderiam arranhar a tela).
Não use toalhas de papel, panos abrasivos, lenços de papel, ou qualquer outro tipo de pano que não seja a microfibra. Este tipo de pano foi criado especificamente para as superfícies delicadas das telas.
Na hora de usar a água ou o produto de limpeza, não exagere na quantidade. O paninho tem que estar ligeiramente umedecido, e a tela tem que estar desligada durante a limpeza.
Não seja bruto na hora da limpeza, ou você vai arranhar seu dispositivo. Se uma sujeira é persistente, prefira leves passadas várias vezes e suavemente. Caso a tela tenha uma película protetora, o método poderá ser um pouco diferente.
Como higienizar celular: começando pelo pano de microfibra
O pano de microfibra é o mesmo que vem com vários um óculos para limpeza. É um pano com um tecido especial, produzido de forma a evitar os danos às telas de dispositivos eletrônicos. São fibras muito pequenas que não atraem poeira e óleos. Com isso, não esfregam essas partículas no seu dispositivo, evitando os arranhões.
Limpando a tela: procedimentos
Agora que você tem o pano apropriado para limpar a tela, o processo é muito simples:
- Sempre desligue o dispositivo.
- Passe o pano seco da esquerda para a direita e depois de baixo para cima. Não faça círculos com o pano. Repita a operação de movimentos horizontais e verticais, se o dispositivo estiver muito sujo, mas sujeiras mais persistentes são para a próxima etapa.
- Umedeça parte do pano com água filtrada ou uma solução de limpeza específica. Faça o mesmo processo de limpeza que foi realizado com o pano seco.
- Seque a tela com a parte do pano que está seca.
Para limpar o pano de microfibra, molhe o pano em água morna e sabão neutro, lave bem, e deixe secar. Não use quaisquer produtos químicos para limpar o pano, também. Estes podem danificar o tecido.
E para limpar película suja?
A película protetora de um celular ou tablet pode ser limpa usando os mesmos procedimentos de limpeza da tela. Se a película não ficou limpa dessa forma, pode ser que a sujeira sejam já arranhões e danos diretos à própria película, sendo necessária a troca da película protetora. O uso de uma capa protetora de qualidade pode ajudar também a melhorar a proteção à película, evitando danos e claro, a sujeira.
Pode limpar a tela do celular com álcool, pasta de dente…
Não. A não ser que você queira um celular arranhado ou danificado.
Kits de limpeza para celular e tablets valem a pena?
Você pode comprar kits de limpeza e soluções de limpeza, mas o pano de microfibra com água é uma solução barata e eficiente. Lembre-se de lavar as mãos regularmente para manter a tela do dispositivo limpa, pois menos óleo nas mãos significa menos sujeira na tela dos seus dispositivos.
Como você faz a limpeza do seu dispositivo touchscreen? Tem algum procedimento diferente do nosso? Qual?
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Como tirar arranhões da tela? 8 dicas que realmente funcionam
Tudo o que você precisa saber sobre manutenção preventiva para prolongar a vida útil do seu celular
Meu celular caiu na água, o que fazer?
Como tirar a película de vidro do celular?