Como limpar memória do celular?
Imagina isto: você sente seu telefone vibrar no bolso, então o pesca para verificar se há notificações. Ao pressionar o botão de bloqueio, você vê uma notificação por e-mail de seu chefe e imediatamente desbloqueia o telefone para lê-la. Assim que você toca no e-mail, o aplicativo de e-mail carrega … e carrega … e carrega …
Enquanto você espera, você pensa, “hora de substituir esse lixo. Está demorando tanto que não consigo usá-lo! ” Mas antes de fazer isso, há algo que você precisa saber.
Não é o telefone. É você.
Leia também
Bem, tecnicamente, é a RAM do seu telefone que está com problemas quando atrasa. No entanto, existem algumas coisas que você faz que podem estar sobrecarregando a RAM do seu telefone, o que nos leva à próxima pergunta.
O que fazer quando a memória RAM do celular está cheia?
RAM, também chamada de memória de acesso aleatório, é basicamente a memória de curto prazo de qualquer dispositivo ou gadget. É um dos armazenamentos em seu telefone que lembra temporariamente os dados sobre todos os aplicativos que você usou recentemente.
Com os dados que seu telefone armazenou na RAM, um aplicativo não terá que recarregar toda vez que você fechá-lo.
O resultado? Você não terá que esperar que um aplicativo reinicie e, em vez disso, ele carrega mais rápido ou nem precisa carregar. Infelizmente, embora o propósito da RAM seja útil, também é muito fácil de encher, especialmente quando a RAM do telefone está baixa.
Por mais que eu queira explicar cada pequeno detalhe sobre o que acontece no seu telefone, prefiro não incomodá-lo com essas coisas de tecnologia. Em vez disso, vou lhe dar uma resposta rápida.
Seu telefone ficará lento. Sim, isso resulta em um telefone Android lento.
Para ser mais específico, uma memória RAM cheia faria com que alternar de um aplicativo para outro fosse como esperar que um caracol cruzasse uma estrada. Além disso, alguns aplicativos ficarão lentos e, em alguns casos frustrantes, seu telefone travará.
Felizmente, embora seja fácil preencher a memória RAM, também é relativamente fácil liberar espaço.
Como limpar a memória do celular?
Limpar a RAM irá redefinir todos os aplicativos em execução e quase instantaneamente acelerar o seu telefone. Listei algumas dicas que você pode fazer para tornar o seu telefone mais rápido.
1. Liberar memória do celular fechando aplicativos
Agora que você conhece um pouco sobre RAM, já sabe que ela armazena dados sobre seus aplicativos usados recentemente. Dito isso, faria sentido fechar um aplicativo usando o botão Voltar para liberar algum espaço de RAM.
No entanto, o botão Voltar não faz exatamente o que você provavelmente pensa que faz.
Cometi o erro de pensar que os aplicativos que uso fecham automaticamente quando uso o botão Voltar. Mal sabia eu, todos os aplicativos ainda estavam em execução em segundo plano, e meu antigo celular desacelerou tanto que eu não conseguia mais usá-lo.
Então, como você fecha adequadamente todos esses aplicativos? Bem, depende do telefone Android que você está usando.
Se você estiver usando um telefone Android que tenha botões de navegação abaixo da tela, ele terá os botões de início, voltar e aplicativos recentes. Tudo o que você precisa fazer é pressionar o botão de aplicativos recentes e a tela exibirá todos os seus aplicativos recentes. Abaixo de todo esse caos, você verá uma caixa Fechar tudo como na imagem abaixo. Toque nisso e está tudo pronto.
No entanto, se o seu telefone Android tiver uma barra de navegação na tela,você terá que tocar no ícone de aplicativos recentes.
Assim que você tocar no ícone de aplicativos recentes, feche todos os aplicativos e pronto.
2. Limpar a memória do celular matando os aplicativos
Embora fechar adequadamente seus aplicativos recentes seja eficaz, há algo sobre outros aplicativos que consomem muita RAM. Muito poucos usuários do Android sabem sobre isso, e estou prestes a contar a você o segredo.
Duas palavras. Aplicativos de fundo.
Esses aplicativos são executados em segundo plano mesmo depois de serem fechados corretamente ou, às vezes, antes mesmo de você usá-los quando o telefone é inicializado.
Agora, existem duas maneiras de encerrar um aplicativo em segundo plano: temporário e permanente.
Para encerrar temporariamente um aplicativo em segundo plano, vá para Configurações e, em seguida, vá para Aplicativos / Aplicativos / Gerenciador de aplicativos Lá, você verá uma lista de todos os aplicativos baixados e padrão em seu telefone.
A seguir, para descobrir se um aplicativo está sendo executado em segundo plano, toque em um aplicativo para ver seus detalhes. Se o botão Forçar parada for clicável (ou tocável), isso significa que o aplicativo está sendo executado em segundo plano.
No entanto, há um problema.
Matar temporariamente um aplicativo em segundo plano só o interromperá até a próxima vez que for aberto ou até que um aplicativo diferente o acesse. Quando isso acontecer, os processos em segundo plano serão reiniciados.
Por outro lado, existem duas maneiras de impedir que um aplicativo seja executado em segundo plano permanentemente. O primeiro é o mais fácil: desinstalar o aplicativo.
Se não quiser desinstalar o aplicativo ou se não conseguir desinstalar o aplicativo, você pode optar por desativá-lo. Basta ir em Ajustes/Configurações -> Aplicativos -> o aplicativo que deseja desativar e tocar em Desativar.
Um prompt como o abaixo aparecerá, avisando que alguns aplicativos podem funcionar mal quando você desativa o aplicativo. Toque em Desativar e você desativou o aplicativo permanentemente.
Quando você mata um aplicativo em segundo plano, ele não poderá ser executado em segundo plano, não receberá atualizações e não poderá receber notificações push.
3. Não use muitos widgets ara o Android
Ah, widgets. Provavelmente, o melhor recurso que todo dispositivo Android possui.
Para aqueles que não sabem, os widgets são como miniaplicativos que você pode fixar no papel de parede ou na tela inicial. Isso permite que os usuários tenham acesso instantâneo ao aplicativo de sua escolha.
No meu caso, sempre tenho o widget de clima fixado na tela inicial para não ter que pesquisar no Google as atualizações atuais. Útil, certo? Bem, isso é, não até você adicionar muitos widgets.
Você vê, cada widget fixado usa RAM para continuar funcionando mesmo quando o telefone está ocioso. Além disso, eles também podem prejudicar o uso da bateria de um dispositivo.
Portanto, se você notar que seu telefone está ficando lento e a bateria descarrega mais rápido do que o normal, provavelmente você está usando widgets demais.
Felizmente, é fácil remover widgets de sua tela inicial. Tudo o que você precisa fazer é tocar e segurar o widget até que o ícone Remover ou Lixeira apareça acima da tela.
Arraste o widget para lá e pronto! Adeus widget e olá para mais espaço RAM.
4. Aplicativos de memória RAM
Não ficaria surpreso se você já tivesse ouvido falar de aplicativos de reforço de telefone, porque eles existem desde as primeiras versões do Android. Nesse tempo, vários apps de memória RAM persistiram em toda a Play Store.
Agora, provavelmente há mais do que um punhado de aplicativos de reforço úteis que você pode usar. Os nomes provavelmente estarão em algo na linha de Cleaner ou Booster.
5. Exclua aplicativos pouco usados
Você já teve aquela vez em que fica tão entediado que vai até a Play Store procurar alguns aplicativos que podem ser úteis algum dia? Eu sei que tenho. Várias vezes, até.
Eu baixei calendários, organizadores de tarefas, jogos mentais e outros aplicativos de “autoajuda” que nunca me ajudaram muito. Não que haja algo de errado com os aplicativos, no entanto. Eu simplesmente nunca os usei.
Se isso aconteceu com você, então você deve aprender com essa experiência e fazer o que eu fiz – eu desinstalei todos os aplicativos que quase nunca uso.
Por quê? Bem, para começar, não apenas esses aplicativos não utilizados ocuparão muito espaço de armazenamento em seu telefone, mas também podem prejudicar sua memória RAM e tornar seu telefone lento.
A maioria desses aplicativos será executada como aplicativos de segundo plano, e você já sabe o que os aplicativos de segundo plano fazem à sua RAM.
Aqui está um lema para você: se você não o usou por um mês, você nunca o usará.
Impressionante! Agora você é um especialista em liberar RAM em telefones Android e já sabe da sua importância. Embora, não importa se o seu telefone tem uma considerável quantidade de RAM. Certificar-se de que sua RAM está limpa ajudará a evitar que problemas futuros aconteçam com seu dispositivo.
Porém, todas as formas que listei acima ainda dependerão da RAM do seu dispositivo. Se o seu telefone Android estiver funcionando com pouca memória RAM, as dicas ainda funcionarão. No entanto, não seria tão eficaz quanto ter um telefone com mais GB de RAM.
Você tem algum truque especial para acelerar seu dispositivo Android? Compartilhe nos comentários!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Aplicativos de lojas são confiáveis?
O que é uma ROM de um celular? Para que serve?
Celular saindo dos aplicativos sozinho, como resolver?
Como fazer o celular parar de travar?