Como imprimir do celular para impressora direto?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Imprimir documentos diretamente de seu smartphone ou tablet pode ser uma das formas mais convenientes para melhorar a sua produtividade pessoal ou converter fotos em bonitas lembranças para espalhar pela sua casa. Pode ser também uma bela forma de compartilhar arquivos para quem prefere ler textos físicos do que em meios digitais, ou precisa de uma cópia física de um arquivo na internet.

Nos tempos atuais, a configuração da impressão de arquivos diretamente do celular ficou ainda mais fácil. São aplicativos das fabricantes dos smartphones, aplicativos das fabricantes das impressoras, e aplicativos de terceiros disponíveis para agradar às mais diversas necessidades. É praticidade para todos os gostos. Dá até para imprimir direto da nuvem. Vamos às opções disponíveis.

Leia também

Como imprimir do celular para impressora: aplicativos da fabricante

Como mais pessoas estão usando um dispositivo móvel como seu principal meio de acesso ao mundo digital, muitos dos principais fabricantes de impressoras (tais como HP, Epson, Canon, Brother, Samsung) já oferecem aplicativos gratuitos para download e que permitem a impressão móvel. Basta baixar o aplicativo diretamente no celular, digitando o nome do fabricante da impressora e “aplicativo de impressão”.

Formas de imprimir direto do celular

Para imprimir direto do celular, você tem mais de uma opção para te dar muito mais praticidade, em diversas situações. (Foto: www.samsung.com)

Configuração da impressão pelo celular com aplicativos das fabricantes

O passo a passo de configuração para a impressão a partir do celular e pelos aplicativos das fabricantes das impressoras é o seguinte:

Se você vai comprar uma impressora que será usada com muitos tablets e celulares, é bom garantir que ela tenha compatibilidade com esses dispositivos antes de fazer a compra.

Imprimir do celular usando a internet: aplicativos da nuvem

Serviços de computação na nuvem, como o Google Cloud Print, Dropbox, OneDrive, podem facilitar bastante o processo de impressão. O princípio é simples: você baixa o aplicativo no seu celular e baixa o aplicativo correspondente no seu navegador ou computador. A partir do celular, você escolhe o arquivo ou foto que quer imprimir. No seu computador, o aplicativo vai pedir uma confirmação de impressão, e vai enviar a impressão para sua impressora, conectada ao computador. O procedimento pode ser um pouco diferente dependendo do aplicativo, mas não varia muito.

Imprimindo do celular através de email

Muitos dos principais fabricantes de impressoras, como HP, Epson e Canon, também oferecem a possibilidade de imprimir remotamente simplesmente enviando arquivos para um endereço de email associado com uma impressora específica. Você precisará verificar o manual ou o site do fabricante para obter mais informações sobre como configurar estes serviços em dispositivos selecionados conectados à Internet. Geralmente é uma opção dentro do menu da impressora, que você deverá selecionar e configurar um email para receber as mensagens.

Usando o próprio celular para enviar a impressão

Muitos celulares já tem suporte nativo ao envio direto para impressão. A impressora, contudo, tem de ser compatível para receber impressões, preferencialmente com conectividade sem fio ou Bluetooth. Basta selecionar o arquivo ou foto e selecionar a opção de impressão, quando disponível.

Outras opções de impressão a partir do celular

Você pode salvar os arquivos e enviar para seu computador, e a partir do computador imprimi-los. Você pode usar seu próprio aplicativo de email no celular e enviar um email com os arquivos anexados e então, baixar os arquivos no computador.

As opções são diversas e com certeza, uma delas vai te atender. Se mesmo assim você não conseguir imprimir a partir do seu celular, deixe nos comentários suas dúvidas e vamos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário