Como formatar celular pelo PC?
Há vários casos em que alguém quer saber sobre como formatar um telefone com o Android. Tais casos ocorrem geralmente quando seu dispositivo não está acessível ou foi roubado. Também envolve situações em que você esqueceu a senha ou o padrão de desbloqueio de seu dispositivo ou pode estar o seu telefone congelado e não responsivo. Em tais situações, é muito importante saber como formatar o celular pelo PC. A formatação apagará todos os dados do usuário do armazenamento interno. Assim, também é muito importante fazer backup de todos os seus dados internos do dispositivo antes de formatar o Android por meio do PC. Além disso, a reinicialização deve ser sua última opção para reviver seu dispositivo Android.
Leia também
Você deve garantir que todas as etapas sejam seguidas, de modo que a formatação do Android via PC seja bem sucedida.
Como formatar celular pelo PC: comece com um backup
Como a formatação envolve a remoção de todos os dados, configurações e contas registradas do dispositivo, é importante fazer backup de todos os dados antes de avançar com o processo de formatação. Você pode já fazer esse backup automaticamente, usando programas da nuvem, como o Google Photos, Dropbox, OneDrive, Google Drive, entre outros. Outra forma de fazer esse tipo de backup é usando programas de manutenção para smartphones, geralmente também usados para a recuperação de dados. Existem várias opções no mercado, geralmente pagas. Teste elas antes de pagar para não sair no prejuízo e comprar um software que você não vai usar com frequência.
Como formatar o celular pelo computador com ADK?
Nesse processo, você irá restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica com o ADK. Isso envolve a remoção de todos os dados do dispositivo usando um PC. Você precisa fazer o download de ferramentas ADB do Android para o seu computador. Tenha em mãos também um cabo USB para conectar seu dispositivo ao seu computador.
Primeiro passo: depuração USB
Ative a depuração USB nas configurações do Android em Configurações do Android -> Opções do desenvolvedor -> Depuração USB. Se as opções do desenvolvedor não puderem ser encontradas no dispositivo, vá para Configurações -> Gera -l> Sobre o telefone/dispositivo -> Comum -> Informações do software (toque nessa opção 5 a 8 vezes).
Segundo passo: instale as Ferramentas do Android SDK e os drivers.
Certifique-se de que as ferramentas da plataforma e os drivers USB sejam selecionados na janela do gerenciador do SDK. Certifique-se de que os drivers para o seu Android estejam instalados no seu PC ou pelo menos os drivers genéricos estão presentes
Terceiro passo: conectando o celular no PC
Conecte o dispositivo com o PC usando um cabo USB. Certifique-se de que o dispositivo é reconhecido no Gerenciador de dispositivos do Windows.
Quarto passo: comandos
Abra o prompt de comando no Windows como administrador, clicando no menu iniciar e procurando por cmd. Clique com o botão direito no prompt de comando e escolha Abrir como administrador. Digite o seguinte no prompt de comando
cd C:\Users\Seu nome de usuário\AppData\Local\Android\android-sdk\platform-tools
Digite adb reboot recovery e o dispositivo irá reiniciar. O menu de recuperação deve aparecer depois disso.
Quinto passo: configurando o dispositivo
O dispositivo pode ser desconectado agora. Agora, você pode remover a senha ou simplesmente restaurar o dispositivo. Agora, você formatou com sucesso o seu dispositivo usando o PC.
Como formatar o celular Android pelo PC com o Gerenciador de dispositivos Android?
Quando alguém perde o telefone ou tem ele roubado, as duas questões que normalmente surgem são: como localizar o telefone e se não for possível, como limpar remotamente os dados do telefone. As pessoas podem usar o Gerenciador de dispositivos Android podem fazer essas duas coisas. A melhor coisa sobre isso é que ele não precisa ser instalado, pois está incorporado em todos os dispositivos Android. Vejamos as seguintes etapas para saber como formatar o telefone do Android para as configurações de fábrica a partir do computador.
Para o Gerenciador de dispositivos Android funcionar, ele deve ser ativado nas configurações do administrador do dispositivo. Vá para configurações -> Segurança -> Administradores do dispositivo e verifique se o gerenciador de dispositivos está habilitado como administrador do dispositivo ou não. A localização do dispositivo deve estar LIGADA e o dispositivo deve estar conectado à conta do Google, ter uma conexão ativa com a internet, não deve ser desligado e mesmo se ele não tiver um cartão SIM, a conta Google deve estar ativa.
Primeiro passo: acessando o gerenciador de dispositivos
Vá diretamente ao site do Gerenciador de dispositivos Android ou use o Google para iniciar o gerenciador de dispositivos Android. Use os termos de pesquisa “encontrar o meu telefone” ou termos similares para obter o gerenciador. Você também pode ir direto ao site do gerenciador de dispositivos, o que é bem mais prático.
Segundo passo: configurações
Se você usou o termo de pesquisa, então você verão botões com opções como tocar telefone ou recuperar o dispositivo. Se você acha que seu dispositivo está próximo, clique em tocar o telefone. Da mesma forma, quando o usuário clica em recuperar.
Terceiro passo: bloqueando e apagando dados
Se desejar que seus dados não sejam acessados por outra pessoa, selecione “Ativar bloqueio e apagar”. Continuando com esta opção, o usuário deve escolher se deseja um “bloqueio de senha” ou eles querem “Limpar completamente os dados”. Selecione “Limpar completamente os dados” para formatar seu dispositivo. Uma vez que o usuário seleciona esta opção, a interface irá assumir e completar o trabalho. Parabéns! Você usou o Gerenciador de dispositivos Android com sucesso para redefinir seu telefone inteligente.
Conhece mais um método para formatar o dispositivo? Qual? Compartilhe conosco!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Como e onde fazer backup do cartão de memória do celular?
5 funções de segurança para você ativar agora no seu Android!
Como recuperar dados de um celular quebrado, formatado ou apagado?
Como desligar o armazenamento USB?