Como decidir qual smartphone comprar?
Escolher qual smartphone comprar não é uma decisão fácil e envolve dezenas de variáveis, desde o preço do aparelho até o pseudo status que o mesmo proporciona. Avaliando de maneira crítica podemos afirmar que se alguém considera necessário trocar o seu smartphone por uma versão melhor, qualquer aparelho lançado depois, na mesma categoria já será um avanço. Mas será que é mesmo necessário?
Leia também
O preço é o principal fator limitante na compra de um smartphone novo. Falando apenas de Android, hoje (jul. 2012) o Galaxy S3 é o melhor aparelho disponível no Brasil, mas custa pelo menos 1600 reais nas lojas pela internet, podendo facilmente passar de 2000 reais nas operadoras ou grandes verejistas. Com 1200 reais é possível comprar um Galaxy S2, que também é um excelente aparelho mas não tem a promessa de receber a versão 4 do Android oficialmente. Para quem gosta de tecnologia e quer sempre ter as funções mais novas em seu aparelho, este é um grande obstáculo. Outro aparelho interessante, também da Samsung é o Galaxy Nexus, criado em parceria com o Google e que certamente vai receber todos os Androids novos. Há ainda uma enorme variedade de aparelhos de outras marcas e sistemas operacionais para compor esta lista. Com tantas opções, como escolher um smartphone a ser comprado?

Dois aparelhos bons, mas com preços bem diferentes
O primeiro fato a ser levado em consideração é que se paga um preço alto pela novidade, pela exclusividade de estar entre os primeiros a possuir um determinado produto. Este preço é pago pelo “status” que se espera por esta posse. Ele não se traduz em funcionalidades técnicas do aparelho. Por outro lado, os aparelhos mais recentes tendem a ser mesmo melhores que os anteriores e esta vantagem técnica também contribui para subir o preço do produto. A decisão é complicada, mas alguns fatores podem a facilitar a escolha:
- analise a sua necessidade atual: um aparelho que não seja o top de linha certamente irá lhe atender, até porque você tem se virado bem com o telefone que tem hoje.
- não considere tanto o futuro: você não tem como saber como será o mercado ou quais modelos e preços serão praticados a alguns meses. A única certeza é que o aparelho que você comprar irá perder muito de seu valor.
- tente não pagar pelo status: a noção de que ter o smartphone mais recente irá mudar a sua vida é pura falácia. Este pseudo status acaba se tornando um atestado de ignorância caso você desfile com um aparelho que mal sabe usar.
- pense de forma racional com o dinheiro: a diferença de preço entre o modelo top de linha e o anterior pode ser significativa em termos absolutos. Talvez você possa fazer até uma viagem com este dinheiro e ele será muito melhor aproveitado!
A idéia geral é que é mesmo muito difícil segurar os impulsos consumistas no momento de escolher um celular novo para comprar, mas isto é essencial para manter a saúde financeira e evitar frustrações no futuro próximo, quando o modelo seguinte for lançado. Entenda o celular como um produto voltado à utilidade e foque nisso ao escolher o aparelho que necessita. Não troque de telefone se o seu ainda lhe atende razoavelmente.
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria. Bacharel em Matemática Computacional, sempre aprendendo sobre tecnologia, desenvolvimento de software e automação. É criador do site Telefones Celulares onde compartilha conhecimentos desde 2010!
Veja também

Alguns problemas do Galaxy S3 que ninguém lhe conta!

Compensa comprar um celular smartphone?

Tela quebrada! Consertar ou comprar outro celular?

Por que comprar celulares no primeiro semestre do ano?