Como consultar IMEI impedido?

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Se você estiver no mercado na busca de um smartphone usado e barato, é sempre uma boa ideia pedir ao proprietário que desabilite recursos de busca do celular, tais como o Gerenciador de Dispositivos no Android e o Buscar iPhone da Apple. Assim, evita-se que o celular possa ser rastreado ou até apagado remotamente. Mas e se você estiver comprando um smartphone que não tem esse recurso? Você ainda pode verificar se foi roubado? Será que você pode comprar o dispositivo com a segurança de que ele estará utilizável?

Consultar IMEI bloqueado evita problemas

Se você quer garantir que o celular que está comprando não está bloqueado, você pode consultar o IMEI do aparelho para verificar se ele está ainda autorizado a ser usado na rede. Existem tanto serviços privados quanto serviços do governo para isso, mas é importante salientar que você deve usar os serviços privados com cuidado, pois os números IMEI podem ser usados em clonagem de smartphones ou outras finalidades.

Leia também

A consulta geralmente gratuita é um serviço online projetado para ajudar os consumidores, empresas e agências de aplicação da lei a fazer decisões de compra informadas e limitar a revenda de dispositivos móveis perdidos e roubados.

IMEI bloqueado

Verifique se o número do IMEI do celular foi reportado como roubado ou perdido antes de comprar um aparelho usado. (Foto: Carphone Warehouse)

Como fazer a consulta de aparelho impedido?

O melhor site para fazer essa consulta é o site da própria Anatel para saber se há algum impedimento para o aparelho que você está querendo comprar. O número IMEI do dispositivo usado pode ser encontrado na caixa do dispositivo, no adesivo que fica atrás da bateria ou digitando *#06# no dispositivo para verificar o número IMEI. É importante lembrar que os dispositivos que tem mais de um chip também tem mais de um IMEI, sendo um para cada chip, e é preciso verificar cada um individualmente. É possível também acessar o IMEI do telefone pelas configurações ou ajustes.

Se você não tem acesso a esses números, peça ao dono para enviá-los. Insira o número do IMEI no site da Anatel e digite o captcha. Na parte inferior da tela, aparecerão os seguintes dados:

https://youtu.be/hALmjA4qk-g

E se a consulta de IMEI impedido der positiva?

No caso da consulta der positiva, não recomendamos a compra do dispositivo. Esse dispositivo provavelmente já está bloqueado para uso em redes móveis e foi perdido ou roubado. É recomendável também avisar a polícia registrando um boletim de ocorrência sobre o dispositivo, pois retira de você qualquer responsabilidade na participação da negociação de um produto ilegal.

Se você já comprou o dispositivo sem consultar o IMEI e agora ele está bloqueado, vale lembrar que você pode usar o Código de Defesa do Consumidor, no caso de ter comprado o dispositivo de uma loja, para garantir seus direitos. É possível também usar o Código Civil no caso de compra de aparelhos de pessoas físicas, garantindo que você seja compensado pela venda indevida do dispositivo.

Ficou alguma dúvida sobre a consulta de IMEI impedido? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário