Como ativar depuração USB com a tela quebrada?
A depuração USB é uma maneira de facilitar a conexão entre o dispositivo Android e um computador, para que você possa acessar seu telefone pelo computador e transferir dados. Normalmente, você pode ativar a depuração USB no Android em poucas etapas.
No entanto, quando a tela do telefone Android está quebrada e não responde, você precisa ativar a depuração USB na tela quebrada com ferramentas extras: cabo OTG ou ferramenta ADB. E se nenhum dos métodos funcionar no seu telefone, você também pode recuperar dados do Android com tela quebrada sem depuração USB.
Leia também
- Como recuperar dados de um celular quebrado, formatado ou apagado?
- Conserto de tela de celular quebrada: vale a pena ou é melhor comprar um novo?
Como ativar a depuração USB com a tela quebrada?
Se a tela de toque do seu telefone Android estiver quebrada, mas a tela ainda estiver ligada (você ainda pode ver a tela), você pode usar um OTG USB e um mouse para controlar o telefone com tela quebrada e ativar a depuração USB.
O USB OTG (USB On-The-Go) é uma tecnologia que permite conectar um dispositivo (mouse, unidade USB, teclado etc.) ao seu smartphone ou tablet através da porta USB Type-C ou micro USB. Por exemplo, conectando um mouse ao seu telefone via cabo OTG, você pode usar o mouse para controlar o telefone sem tocar na tela.
Mas nem todos os telefones Android suportam a tecnologia OTG. Portanto, verifique se o telefone quebrado (Samsung, HTC, Huawei, LG, Lenovo, Sony, Asus etc.) é compatível com OTG. Você pode consultar o manual do usuário do telefone ou apenas o Google se o seu telefone suportar USB OTG com o modelo de dispositivo específico.
Para usar o cabo OTG para ativar a depuração USB no seu telefone Android com tela quebrada:
Etapa 1. Com um cabo OTG viável, conecte seu telefone Android com um mouse. Alguns usuários conseguiram conectar um controlador USB com fio Xbox / PS3 / PS4 ao smartphone e ativar a depuração USB com o controlador. Se você possui um controlador, tente fazer isso.
Etapa 2: Clique com o mouse para desbloquear o telefone e ativar a depuração USB em Configurações.
Etapa 3. Conecte o telefone quebrado ao computador e o telefone será reconhecido como memória externa.
Etapa 4. No computador, abra as pastas de arquivos do seu telefone e copie as fotos, contatos, vídeos e músicas que você precisa para o computador.
Acessar celular com tela quebrada pelo PC
É possível ativar a depuração USB no Android remotamente a partir de um computador? A questão foi levantada em vários fóruns. E a resposta é um não. Não há como habilitar a depuração USB do PC / Mac. Mas você ainda pode usar o comando ou terminal do ADB para fazer backup do Android quebrado com o PC.
No Android, existe uma ferramenta chamada SDK, que pode depurar problemas com dispositivos Android. A ferramenta ADB (Android Debug Bridge) faz parte da ferramenta SDK. Com a ferramenta ADB no PC, seu PC pode se comunicar com seu telefone Android via USB e executar uma série de comandos, incluindo backup de dados no telefone. Ao executar o comando ADB, você pode extrair dados de Android quebrado com depuração USB.
Etapa 1: Instale a ferramenta ADB no seu PC.
Etapa 2: Normalmente, o ADB precisa se comunicar com um telefone com depuração USB. Como a depuração USB está desativada no telefone com defeito, você precisa inicializar o dispositivo no modo ClockworkMod Recovery.
Etapa 3: Quando o telefone estiver no modo de recuperação, inicie a ferramenta ADB e conecte o telefone com tela quebrada ao PC via USB.
Etapa 4: Digite isso nos prompts de comando: adb devices.
Etapa 5: Digite o comando para fazer backup dos dados no Android quebrado:
adb pull / data / media / clockworkmod / backup ~ / Desktop / Android-up
Dica: Se você não é um técnico e não sabe nada sobre ADB, fastboot e comandos, é arriscado seguir o tutorial para usar o ADB sem saber o que está fazendo. Você pode acabar bloqueando o telefone e transformando-o em um lixo total
Obviamente, é muito difícil para usuários comuns habilitar a depuração USB em um telefone Android com tela quebrada. Felizmente, ainda existe uma maneira de acessar o telefone e recuperar dados sem depuração USB.
Como recuperar dados do smartphone com um programa?
A extração de dados com programas específicos pode recuperar dados do telefone Android com tela quebrada / preta / bloqueada. Com o programa certo, você pode acessar fotos, contatos, mensagens WhatsApp / SMS, músicas, vídeos etc. no seu telefone com tela quebrada do PC e salvar os dados no PC.
Você não precisa habilitar a depuração USB para que o aplicativo funcione. É um bom auxiliar quando você precisa extrair / fazer backup de dados do telefone com tela quebrada. Os passos a seguir são mais ou menos os mesmos para todos os programas.
Etapa 1. Faça o download do programa no seu PC com Windows e execute o programa.
Etapa 2. Conecte seu telefone com tela quebrada ao PC com cabo USB. E escolha Iniciar.
Etapa 3. Escolha o nome do dispositivo e o modelo do seu telefone. Clique em Confirmar.
Etapa 4. O programa orientará você a colocar o telefone no modo Download. Siga o guia para entrar no modo Download com o botão Home + Ligar + Volume para Baixo.
Etapa 5: O programa começará a verificar os dados do seu telefone. Depois disso, todos os dados do seu telefone serão exibidos.
Etapa 6: Selecione os dados necessários e clique em Recuperar para salvar os dados no seu computador.
https://youtu.be/3JU4daMiqs0
Com a extração de dados , você também pode consertar o telefone Android que foi bricado, como o telefone Android que está preso no loop de inicialização, no modo de recuperação e muito mais. É altamente recomendável que o programa não exija conhecimentos técnicos para usuários comuns para corrigir problemas do sistema Android e recuperar dados do telefone Android com tela quebrada.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Quais os tipos de USB C para celular?
Como recuperar mensagens apagadas do messenger?
Como formatar celular pelo PC?
Como desligar o armazenamento USB?