Brilho e nits do celular: o que significa?
Com as telas melhorando em nossos monitores, TVs e smartphones, uma medição específica continua chegando: nits de brilho. Atualmente, a maioria das telas vem com mais de 500 nits, enquanto os melhores podem ultrapassar 1.000 e até atingir mais de 2.000!
Mas o que são os nits, exatamente? E por que eles são importantes para sua experiência de exibição no smartphone?
O que são nits de brilho do celular?
Antes de mergulhar na definição do que é um NIT, precisamos entender um pouco sobre outras medições de luz e como elas funcionam. Começando com o conceito do que é uma candela.
Leia também
Se você conhece espanhol, saberá que “Candela” se traduz em “vela” em português. E isso é um ponto de partida bom, mas longe ainda dos nits. Candela é uma maneira de medir a intensidade da luz e é a unidade base de intensidade luminosa no sistema internacional de unidades (SI).
Não entraremos em números específicos – depois de tudo, o objetivo deste post é explicar o brilho nits nos termos do leigo, e não queremos tornar isso excessivamente complicado. Mas o que você precisa saber é que a intensidade luminosa de uma vela de cera é igual a aproximadamente uma candela. Portanto, o nome faz sentido.
Agora, imagine que você coloque uma vela em uma caixa quadrada de um metro por um metro e a acende. A luz dessa vela atingirá todas as quatro paredes dentro daquele quadrado. Essa capacidade da luz de alcançar essas quatro paredes é o que nos referimos como um NIT – também pode ser chamado de candelas por metro quadrado (ou usando o símbolo CD/m²). Duas velas dentro daquela caixa serão dois nits, três velas serão três nits, e assim por diante.
Então, quando estamos falando de nits, estamos falando sobre o brilho relativo e a intensidade da luz de uma tela em relação a uma boa e velha vela de cera. Se você colocar um smartphone com uma tela de 600 NIT dentro da mesma caixa quadrada, ele deve ser aproximadamente 600 vezes mais brilhante que uma única vela.
As nits se tornaram uma medição importante do brilho da tela em smartphones, monitores de computadores, laptops e TVs. E embora algumas nits possam ser suficientes para alguns cenários mal iluminados, há outros em que você provavelmente prefere ter uma tela mais brilhante-mais tarde.
Por que os nits de brilho de tela são importantes?
Como dissemos antes, as nits de brilho são úteis ao discutir o brilho da tela. Em cenários pouco iluminados, como dentro de uma sala com as luzes apagadas, você pode se sair bem com uma tela de baixo brilho. O problema, no entanto, ocorre quando o resto do seu ambiente também é brilhante. É fácil olhar para uma tela de 50 nit quando está escura, mas não é fácil com a luz solar plena.
É por isso que as telas altas do NIT estão chegando hoje. O Galaxy S22 Ultra, veio com uma tela que acende até 1.750 nits, o que significa que é fácil olhar para a tela, mesmo com luz solar direta no telefone. Para referência, 1.000 NITs são geralmente considerados o nível de brilho visível, portanto, o Galaxy S22 ultrapassa facilmente esse teste.
Obviamente, você precisará ajustá-lo ao entrar em uma sala com menos ou sem luz ou usar a configuração de brilho automático no seu smartphone (também encontrado em laptops e outros dispositivos). Caso contrário, você vai cozinhar seus olhos.
Obviamente, assim como as telas de alto brilho têm vantagens, elas também têm trocas. Por exemplo, manter o alto brilho por muito tempo afetará negativamente a duração da bateria, pois sua tela está atraindo mais energia para permanecer brilhante.
Além disso, se você estiver usando um painel AMOLED, o alto brilho pode desgastar sua tela mais rapidamente, pois você está pressionando mais. Isso pode levar a entrar na estrada, que você provavelmente deseja evitar pelo menos os dois primeiros anos da vida útil do seu telefone, especialmente se você pagou caro por isso.
Como escolher o brilho da tela do smartphone?
Agora, é hora de examinar o quão brilhante (ou fraca) uma tela deve estar em diferentes tipos de dispositivos. Afinal, nem todo caso de uso requer uma tela super brilhante, mas também não é aceitável para outros.
Smartphones: 300 – 1.500 nits
Aqui está a questão dos smartphones: nós os carregamos por toda parte. E muitas vezes, você provavelmente se encontrará puxando seu telefone sob a luz solar direta para verificar uma chamada ou um texto. Se a sua tela não for brilhante o suficiente, mesmo acionada ao máximo, você se encontrará indo para um lugar com mais sombra para poder até ver o que está fazendo no seu telefone.
É por isso que os telefones podem se beneficiar do brilho mais alto que você pode obter.
Laptops: 200 – 600 nits
Seu laptop é um dispositivo que você normalmente usaria em ambientes fechados, talvez em sua escola, um escritório ou no conforto da sua casa. Mesmo se você estiver usando fora, normalmente ainda se sentará em algum lugar para usá-lo, e esse lugar provavelmente terá pelo menos alguma sombra. O brilho, portanto, não é tão importante em um laptop quanto em um PC. Ele ainda precisa de uma tela brilhante, mas não precisa ficar tão brilhante quanto em um smartphone.
Como tal, uma exibição de 200 a 600 nits será boa o suficiente. Não estamos dizendo que mais brilho é ruim, mas não é tão necessário.
Monitores: 100 – 500 nits
Finalmente, temos monitores de computador. Eles podem realmente se dar ao luxo de ficar ainda mais escuro que os laptops. Por que esse é o caso? Porque, embora você possa ocasionalmente usar um laptop do lado de fora, quase nunca o fará com um monitor de PC – eles estarão dentro de um escritório ou em sua casa, com iluminação apropriada. A capacidade de ficar mais brilhante também é apreciada, mas definitivamente não é uma obrigação.
As medições de brilho são importantes, principalmente para HDR
Ao saber o quão brilhante é sua tela no NITs, você pode obter uma medida aproximada de como pode esperar que sua tela seja executada em diferentes condições de iluminação antes de comprá-la. Embora os NITs não sejam a qualidade de uma tela, são bons em saber e, esperançosamente, você pode fazer uma compra de smartphone/laptop/monitor com essa informação, pois quanto maior os NITs, melhor será o desempenho do HDR do seu dispositivo.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Para quem a tela maior de um smartphone realmente faz a diferença?
Quais são os tipos de tela de celular?
Como aumentar ou diminuir o brilho do celular?
O que é um display?